terça-feira, 12 de maio de 2009

LIVRO X LUDICIDADE


O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, principalmente em escolas de pequeno porte (Escolas pequenas são alternativa, 2001).
No texto, o leitor tem dois papéis: o papel individual e o papel coletivo. Interagir com o seu personagem e ao mesmo tempo interagir com o grupo.
“Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo. ” (Amarilha, 1997: 88)
Defende essa autora o prazer e a ludicidade dependem diretamente da compreensão do texto e que ambos podem ser ensinados. Sobre a concepção da figura do livro como brinquedo, acredita-se que esta visão só vem a contribuir na formação de um futuro leitor, Cunha (1997: 29) afirma que:
“O bjetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.”
Amarilha (1997: 27) afirma que as primeiras impressões de mundo da criança são através das imagens e que:
“Ao transformar essas imagens em expressão, pela linguagem verbal, entra na composição literária o elemento prazeroso. Esse componente gerador de prazer advém sobretudo da natureza lúdica da linguagem.”
Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.


DICA DE LIVRO: Histórias infantis e o lúdico encantam as crianças
atividades lúdicas baseadas em clássicos da literatura infantil



Sinopse
COM ILUSTRAÇÕES DOS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL
Os contos de fadas possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção das crianças. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias, avós ou professores? Quem não se lembra das histórias maravilhosas com enredos mirabolantes, com fadas, príncipes e bruxas? Quem consegue esquecer do “era uma vez” e do marcante “foram felizes para sempre”? Quem não se lembra dos agradáveis momentos de fantasia vividos durante a leitura ou a audição de uma história? Quantos de nós são e já foram solicitados a recontar ou reler uma história encantada?
Lembrar dos contos de fadas remete-nos a agradáveis momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e compartilhar com nossas crianças.
Neste livro, são apresentadas atividades lúdicas baseadas nos clássicos da literatura infantil e que tem como um dos objetivos despertar nas crianças o gosto pela leitura.

8 comentários:

  1. Adorei esta pagina pois apresenta uma parte importante para alguem que esta aprocura deste dipo de informação!

    ResponderExcluir
  2. adorei esse site, vcs poderiam me enviar asrtigos sobre o ludico, posi estou fazendo minha monografia voltada para a contribuiçao do ludico na lingua inglesa. A. C.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do comentário. Sou autor de um livro:ZAPTY O EXTRATERRESTRE, Aventura infanto-juvenil; que deve ser utilizado pelos educadores, como atividade lúdica. Depende da criatividade de cada Educadora.
    Tel (062)9684-9202
    E-mail:paulomorais.advocacia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. vou fazer meu tcc sobre o lúdico na matemática alguém me indica um livro.ou me envia um Email com um nome to precisando tanto meu Email e claudiane-23@live.com

    ResponderExcluir
  5. estou escrevendo minha dissertação de mestrado e um dos capitulos fala sobre o ludico. gostei muito do blog de vcs e gostaria de saber o nome completo das autoras para que eu possa colocar nas minhas referencias.

    Rodrigo Medeiros
    rodrigomfal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. muito bom o blog de vcs meninas ! vou precisar do nome completo de vcs pra citar em minhas referencias , pois pretendo utilizar um trecho do trabalho de vcs em meu tcc!!
    obrigado
    felipebozette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog de vcs, gostaria do nome completo pra colocar em refencias. obrigada giovani_renato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. AMEI ESSE TRABALHO, GOSTARIA QUE TIVESSE UMA CONTINUAÇÃO DESSE TEXTO DESCRITO.

    ResponderExcluir