quinta-feira, 7 de maio de 2009


LÚDICO: PIAGET X VYGOTSKY


O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente. As características dos jogos simbólicos são:

* liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
* desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
* ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
* lógica própria com a realidade;
* assimilação da realidade ao "eu".

No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.
Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.

Piaget:

Descreve quatro estruturas básicas de jogos infantis, que vão se sucedendo e se sobrepondo nesta ordem: Jogo de exercício, Jogo simbólico/dramático, Jogo de construção, Jogo de regras. A importância do jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a delimitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o que pode e o que não pode fazer, garante-se uma certa regularidade que organiza a ação tornando-a orgânica.
O valor do conteúdo de um jogo deve ser considerado em relação ao estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança, isto é, como a criança adquire conhecimento e raciocina.
Constance Kamiie cita alguns critérios para que um jogo possa ser útil no processo educacional:

-Proposição de alguma coisa interessante e desafiadora para as crianças resolverem.
-Permitir que as crianças possam se auto-avaliar quanto a seu desempenho.
-Permitir que todos os jogadores possam participar ativamente, do começo ao fim do jogo.

O jogo para Vygotsky

Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância. Para que possamos melhor compreender essa importância é necessário que recordemos alguma idéias de sua teoria do desenvolvimento cognitivo. A principal é que o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contato regulares.
Convém lembrar também que o principal conceito da teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal, que ele define como a diferença entre o desenvolvimento atual da criança e o nível que atinge quando resolve problemas com auxílio, o que leva à conseqüência de que as crianças podem fazer mais do que conseguiriam fazer por si sós.
"No desenvolvimento a imitação e o ensino desempenham um papel de primeira importância. Põem em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento. A criança fará amanhã sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação. Por conseguinte, o único tipo correto de pedagogia é aquele que segue em avanço relativamente ao desenvolvimento e o guia; deve ter por objetivo não as funções maduras, mas as funções em vias de maturação" (Vygotsky, 1979:138).
Não é o caráter de espontaneidade do jogo que o torna uma atividade importante para o desenvolvimento da criança, mas sim, o exercício no plano da imaginação da capacidade de planejar, imaginar situações diversas, representar papéis e situações do cotidiano, bem como, o caráter social das situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes à cada situação.
Também não é todo jogo da criança que possibilita a criação de uma Zona de Desenvolvimento Proximal, do mesmo modo que nem todo o ensino o consegue; porém, no jogo simbólico, normalmente, as condições para que ela se estabeleça estão presentes, haja vista que nesse jogo estão presentes uma situação imaginária e a sujeição a certas regras de conduta. As regras são parte integrantes do jogo simbólico, embora, não tenham o caráter de antecipação e sistematização como nos jogos habitualmente "regrados".
Ao desenvolver um jogo simbólico a criança ensaia comportamentos e papéis, projeta-se em atividades dos adultos, ensaia atitudes, valores, hábitos e situações para os quais não está preparada na vida real, atribuindo-lhes significados que estão muito distantes das suas possibilidades efetivas. A atuação nesse mundo imaginário cria uma Zona de Desenvolvimento Proximal formada por conceitos ou processos em desenvolvimento.
Podemos sintetizar dizendo que: a regra e a situação imaginária caracterizam o conceito de jogo infantil para Vygotsky.
O autor também detecta no jogo outro elemento a que atribui grande importância: o papel da imaginação que coloca em estreita relação com a atividade criadora. (Vygotsky, 1999). Ele afirma que os processos de criação são observáveis principalmente nos jogos da criança, porque no jogo ela representa e produz muito mais do que aquilo que viu.
“Todos conhecemos o grande papel que nos jogos da criança desempenha a imitação, com muita freqüência estes jogos são apenas um eco do que as crianças viram e escutaram aos adultos, não obstante estes elementos da sua experiência anterior nunca se reproduzem no jogo de forma absolutamente igual e como acontecem na realidade. O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança” (Vygotsky , 1999:12).

Diferenças entre Vygotsky e Piaget

Esta idéia de transformação criadora é completamente diferente da idéia de Piaget de assimilação do real ao eu. Tanto em Vygotsky como em Piaget se fala numa transformação do real por exigência das necessidades da criança, mas enquanto que para Piaget a imaginação da criança não é mais do que atividade deformante da realidade, para Vygotsky a criança cria (desenvolve o comportamento combinatório) a partir do que conhece, das oportunidades do meio e em função das suas necessidades e preferências.
Como afirma Palangana (1994) as concepções de Vigostky e Piaget quanto ao papel do jogo no desenvolvimento cognitivo diferem radicalmente. Para Piaget (1975) no jogo prepondera a assimilação, ou seja, a criança assimila no jogo o que percebe da realidade às estruturas que já construiu e neste sentido o jogo não é determinante nas modificações das estruturas. Para Vygotsky o jogo proporciona alteração das estruturas.
De acordo com as concepções de Vygotsky, uma prática pedagógica adequada perpassa não somente por deixar as crianças brincarem, mas, fundamentalmente por ajudar as crianças a brincar, por brincar com as crianças e até mesmo por ensinar as crianças a brincar.



Bibliografia

PALANGANA, I. C. (1994) – "Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância do social)" – São Paulo: Plexus.
PIAGET (1975) – A formação do símbolo na criança . Rio de Janeiro: Zahar Editores.
VYGOTSKY, L. S. (1999) – Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.




85 comentários:

  1. Meu nome é Eline Cristina tenho 38 anos e sou acadêmica do curso de Geografia Licenciatura e meu TCC é baseado no lúdico como facilitador para a aprendizagem dos conteúdos de geografia , estou fazendo a minha fundamentação teórica alem da criação de materiais pedagógicos . Gostaria de saber se existe a possibilidade de vc me mandar material para a minha fundamentação . Encontrei seu Blog em uma pesquisa , e achei muito interessante e que parabeniza-la pela iniciativa.

    Att
    Elaine
    meu email : elainesur@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Leticia tenho 24 anos e estou cursando o 4º semestre de Educação Física. O meu caso é o mesmo do comentário acima, estava fazendo pesquisas para o meu TCC e encontrei no blog de voces exatamente o conteúdo que preciso, pois meu TCC é sobre as influências do brincar no desenvolvimento infantil.
    Gostaria de saber se é possivel o envio desse material para meu email, tbm para minha fundamentação.
    Voces não imaginam como isso me ajudaria ...
    parabéns pelo blog, com conteudos tão importantes para nossa area.

    Agradeço desde já, principalmente pela iniciativa de passar o conhecimento adiante.

    Att
    Leticia
    Email: leticiatargino@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu nome é Maria meu do tcc curso de pedagogia é sobre ludicidade vc poderia enviar material pra mim kakafilho25@hotmail.com;
      Agradeço desde já

      Excluir
  3. OI MEU NOME É FRANCIANE TENHO 27 ANOS E ESTOU CURSANDO 0 7° SEMESTRE DE PEDAGOGIA.ESTOU FAZENDO MEU TCC SOBRE O JOGO E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,ESTOU FAZENDO MINHA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GOSTARIA DE SABER SE TEM A POSSIBILIDADE DE VC ME MANDAR MATERIAL PARA MINHA FUNDAMENTAÇÃO. ME AJUDARIA BASTANTE MUITO BOM SEU BLOG PARABÉNS.
    MEU EMAIL: Franciane-sc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Conteúdo maravilhoso! Estou no 4° semestre de pedagogia EAD, imaginem como é!!!! Loucura, se ficarmos prezas a livros textos da faculdade estamos fritas! Em muitas pesquisas encontrei o blog e não pude deixar de agradecer a boa vontade de vocês! Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog,muito bem feito e conteús esclarecedores, parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Olá,meu nome é Carla estou o 5ºsemestre de pedagogia começarei a fazer minha monografia sobre o Lúdico na Educação Infantil,e em visita ao seu blog achei muito interresante e rico, exatamente o que procurava como ainda estou iniciando a monografia gostaria de saber se é possivel me enviar matériais para fazer minha fundamentação.Me ajudaria muito para fazer um bom trabalho. Parabéns pelo blog esta ajundando muito aos futuros profissionais.
    Meu email:carlaadry@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é ione estou cursando 5 período de pedagogia gostaria de saber se voçês poderia enviar esse material para meu email é tudo que eu estou precisand para meu artigo obrigada se puder eu agradeço parabén seu trabalho esta ótimo. meu email ione_araujo1981@hotmail .com

    ResponderExcluir
  8. oi,meu nome é Clarice cursando o 8º período de pedagogia. Gostaria se possível que vocês enviassem para o meu Email, material sobre ludicidade na educação infantil. Pois esse é o tema da minha monografia.
    Meu email é:claricealmeida_ba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oi meu nome é veronica tenho que desenvolver um artigo sou do curso de formação de docentes, gostaria que se possivel me enviasse material sobro o ludico pois é o tema do meu artigo. grata
    imai-veronicapiovesan2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome é Simone e passei para PEI e gostaria se possivel me enviasse o material sobre ludico na educação infantil.Grata.Meu email é neguinhoalmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, meu nome é Lidiane Vargas tenho 23 anos e estou cursando Ciências Biológicas na Universidade Federal de Rondônia. A minha monografia é sobre jogos lúdicos no ensino de ciências e gostaria se possível que me enviasse materias sobre esse assunto, pois preciso com urgência! Grata! meu e-mail é lidiane-vargas@gotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome é Caroline e estou cursando Pedagogia estou fazendo um trabalho sobre o jogo e o ludico na educação inafntil, gostaria de saber se tem a possibilidade de voce me mandar material, me ajudaria muito. O blog esta de Parabéns! Desde de ja obrigada
    meu e-mail é carolzinharojas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. olá meu nome é Franciele e estou terminando o curso de Pedagogia. gostaria de saber se poderia me mandar o material sobre o ludicidade, pois é o tema de minha pesquisa e estou um pouco perdida desde já agradeço meu e-mail é: francielealmeida09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. MEU NOME É LIANE, E ESTOU FAZENDO O CURSO DE PEDAGOGIA. PARABÉNS PELO SEU BLOG.
    POR FAVOR, GOSTARIA MUITO DE RECEBER MATERIAL QUE FALE SOBRE LUDICIDADE. MEU E-MAIL É: lrdmartins@gmail.com
    DESDE JÁ, MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Iraci e estou cursando o 5 semestre em Pedagogia. O tema que estou trabalhando como conclusão de curso é Educar pela ludicidade. Foi uma surpresa encontrar esse blog de vcs. Tem tudo que eu preciso para o meu tabalho. Parabéns. Por favor , envie-me material Ficarei mui grata.
    meu e-mail: iracimdi@ig.com.br
    Abçs

    ResponderExcluir
  16. Olá, amei seu blog, os comentários e tudo mais.
    Bem como cheguei aqui?
    Foi através de pesquisas para a realização de um seminário para a semana acadêmica,onde nossa turma irá apresentar A Importância do Lúdico na Pré Escola, e posteriormente estarei trabalhando nesse mesmo segmento em meu TCC, gostaria de saber se você tem como me auxiliar e todos os demais que aqui estão me enviando material, referência... serei muito grata.
    Me chamo Samara Grangeiro estou terminando o 4° período de Pedagogia.

    e.mail: samara.g.pedagoga@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  17. Olá, Helena, Marcela e Natália, tudo bem com vcs ?
    Sou acadêmica do curso de Pedagogia cursando o 5º período.
    Gostaria muito da sua ajuda, pois preciso desenvolver um artigo sobre "o lúdico", e nem sei como iniciar.
    Poderia enviar-me sugestões textuais de como fazer este artigo, meu e-mail:symplysmentyserva@kocketmail.com
    Grata,
    Que o nosso onipresente Deus esteja sempre presente na vida de vocês, abençoando-as, protegendo como sempre, extensivo a todos que vocês amam muuuiiito!
    Pensamento: "A vida ensinou-me que ninguém é consolado sem que 1º tenha consolado outros!"

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho 26 anos e estou cursando o 4 semestre de psicologia e devo dizer que as palavras ensinaram mais que minha professora Denise Tardelli em um ano letivo; que ensina Vygotsky e Piaget mas ainda não aprendeu a incentivar seus alunos a construírem seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  19. Pesquisando, encontrei seu valioso blog, o qual me ajudou muito.
    Se possível também gostaria que me fornecesse material para o meu TCC do curso de Pedagogia pois o tema escolhido fora a importância do lúdico na aprendizagem. Meu e mail ainatsorrab@yahoo.com.br. Agadeço.

    ResponderExcluir
  20. Oi, meu nome é Sirlei estou cursando 5 Semestre de pedagogia gostaria de saber se você poderia enviar esse material para meu email é tudo que eu estou precisando para meu artigo obrigada se puder eu agradeço parabéns seu trabalho esta ótimo. meu email thirleizinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, meu nome é Sirlei estou cursando 5 Semestre de pedagogia gostaria de saber se você poderia enviar esse material para meu email é tudo que eu estou precisando para meu artigo obrigada se puder eu agradeço parabéns seu trabalho esta ótimo. meu email thirleizinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. oi poderia me ajudar meu nome e Luíza estou cursando o curso de pedagogia na ufg, estou no sétimo período preciso de sugestões para meu tcc, sobre lúdico com matemática na educação infantil. meu email luizarosasousa2@gmail.com desde já antecipo meus agradecimento.

    ResponderExcluir
  23. oi, meu nome é carminha e estou cursando o 8 semestre de pedagogia na ierg, e preciso de sugestões para meu tcc, que é sobre ludicidade infantil gostaria de saber se você poderia enviar esse material para meu email mariadocarmofortaleza@outlook.com obrigado

    ResponderExcluir
  24. olá sou Samara estou cursando pedagogia e estou fazendo meu tcc como gostei muito do seu blog gostaria se possível que me mandassem os materiais para fundamentar meu tcc...desde já agradeço. email- samara.scotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, meu nome e Vera Lúcia estou fazendo pós graduação e gostaria que você me indicasse um bom material para o meu TCC, cujo tema é: A importância do lúdico na Educação Especial. Te agradeço muito. email - veraluciaja@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. OI sou Caroline, estou cursando Pedagogia, vou começar a fazer meu tcc e o tema é O lúdico na Ed. Infantil. você podia me ajudar me enviando materiais? eu ficarei bastante agradecida.
    caroldsantos20@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. OI sou Caroline, estou cursando Pedagogia, vou começar a fazer meu tcc e o tema é O lúdico na Ed. Infantil. você podia me ajudar me enviando materiais? eu ficarei bastante agradecida.
    caroldsantos20@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Será que ppoderiam me informar o nome inteiro de vocês para eu colocar na minha referência de webgrafia? Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. OLÁ, MEU NOME É ADRIANA E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS PODEM ME ENVIAR ESSE MATERIAL PARA MEU E-MAIL, ESTOU FAZENDO O DESENVOLVIMENTO DO MEU TCC QUE É SOBRE A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, E ESSE MATERIAL ME AJUDARIA MUITO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  30. OLÁ, MEU NOME É ADRIANA E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS PODEM ME ENVIAR ESSE MATERIAL PARA MEU E-MAIL, ESTOU FAZENDO O DESENVOLVIMENTO DO MEU TCC QUE É SOBRE A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, E ESSE MATERIAL ME AJUDARIA MUITO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  31. Ola,FAÇO PEDAGOGIA E MEU TCC É SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS E GOSTARIA DE RECEBER EESE MATERIAL POR EMAIL

    ResponderExcluir
  32. Ola,FAÇO PEDAGOGIA E MEU TCC É SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS E GOSTARIA DE RECEBER EESE MATERIAL POR EMAIL

    ResponderExcluir
  33. OLA, FAÇO PEDAGOGIA E MEU TCC É SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL GOSTEI MUITO DESSE MATERIAL E GOSTARIA DE RECEBER NO MEU EMAIL

    ResponderExcluir
  34. OLA, FAÇO CIÊNCIAS NATURAIS E MEU TCC É SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL MAIOR GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL NO MEU EMAIL profleuliane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. ola FAÇO PEDAGOGIA VOU APRESENTAR MEU TCC SOBRE LÚDICO GOSTARIA SE POSSIVEL RECEBER MATERIAL POR EMAIL.
    nice53459@GMAL.COM

    ResponderExcluir
  36. FAÇO PEDAGOGIA VOU APRESENTAR MEU TCC SOBRE LÚDICO GOSTARIA SE POSSIVEL RECEBER MATERIAL POR EMAIL anacistina_fds@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, meu nome e suziane e estou cursando Pedagogia estou fazendo um trabalho sobre o jogo e o ludico na educação inafntil, gostaria de saber se tem a possibilidade de voce me mandar material, me ajudaria muito. O blog esta de Parabéns! Desde de ja obrigada suzimoura.guerra@Gmail.com

    ResponderExcluir
  38. oi meu nome é jullia estou cursando pedagogia e estou desenvolvendo meu tcc desenvolvimento sobre a importância do lúdico na educação infantil e gostaria de receber este material e outros para me auxiliar neste trabalho desde já obriga pela atenção

    ResponderExcluir
  39. oi meu nome é jullia estou cursando pedagogia e estou desenvolvendo meu tcc desenvolvimento sobre a importância do lúdico na educação infantil e gostaria de receber este material e outros para me auxiliar neste trabalho desde já obriga pela atenção. julliaprp@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Bom dia. Gostaria de saber a possibilidade de me ajudarem e enviarem esse material excelente? Meu tcc será sobre ludicidade e esse como outros materias me enteressam. Desde ja agradeço por seu trabalho excelente. E mesmo que não possam enviar agradeço por tudo.
    codigo_morse_emerson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. alguém sabe o nome completo dessas autoras?

    ResponderExcluir
  42. alguém sabe o nome completo dessas autoras?

    ResponderExcluir
  43. Também gostaria do nome das autoras para colocar como referência no meu trabalho.....

    ResponderExcluir
  44. Boa Noite , Estou cursando pedagogia estou no 6 período, gostaria de receber material que relata a importância do brincar na educação infantil

    ResponderExcluir
  45. Boa noite, estou fazendo um curso de progressão de carreira e pretendo fazer meu artigo sobre a "Importância do lúdico na educação especial" e gostaria de receber material para fundamentar meu artigo.
    Parabéns pelo seu blog, me ajudou muito.
    desde já lhe agradeço.
    crede2006@hotmail.com
    fico aguardando.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Olá! Estou fazendo o tcc e gostaria de receber esse material para a fundamentação teórica. Agradeço a sua disposição em ajudar. Parabéns pelo blog!
    ginaty07@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Oi! Gostaria de saber em qual livro de Piaget posso encontrar sobre o lúdico na educação infantil, mais especificamente sobre a descrição das estruturas dos jogos infantis. Por favor e muito obrigada. Meu email rosanadejesussantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Boa noite gostaria de saber qual o livro de piaget falando sobre o lúdico na educação infantil.
    lana.ge@oi.com.br

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde desejo saber qual livro de piagt que fala sobre saber dos professores sobre o lúdico e as atividades constantes nos programas de ensino

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde meu nome e Zenaide estou cursando uma pós com extensão ao mestrado preciso de material sobre o saber dos professores em relação ao lúdico e as atividades constante nos programas de ensino que toda escola precisa cumprir.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde meu nome é Ivanilda gostaria de um texto focado sobre O meu tema que é A atividades lúdicas na educação infantil estou produzindo meu tcc e meu EMAIL é ivanilda88@hotmail.com desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde! Meu nome é Elaine estou cursando mestrado em ciências da educação, preciso de material para minha fundamentação teórica e criação pedagógica pois não disponho de muito material e meu tema é o lúdico como facilitador para a aprendizagem na educação infantil.
    Parabéns pelo seu blog, me ajudou muito desde já agradeço
    Meu email elainecristinadeporto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu nome é Elis, estou cursando Licenciatura em Pedagogia, gostaria de saber quais os livros de Vigotsky e Piaget falam sobre o lúdico na educação infantil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, estou cursando licenciatura em Pedagogia, estou iniciando meu tcc e gostaria de saber quais livros de Vigotsky e Piaget falam sobre o lúdico na educação infantil.meu email é: eliscuncas@gmail.com
      Fico aguardando respostas, Obrigada!

      Excluir
  55. Bom dia.
    O meu nome é Kelly, estou cursando o 7° período de Pedagogia achei o seu trabalho excelente.
    Você está de Parabéns

    ResponderExcluir
  56. Olá meu nome é Luana estou cursando o 8 período de pedagogia e estou iniciando o meu TCC sobre o lúdico na educação infantil gostaria de saber os livros de Vygotsky, Piaget e Wallon falam sobre esse. Desde já agradeço e estou esperando um retorno o meu email: luanared06@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Estou no 5 periodo pedagogia vou falar sobre ludicidade no meu tcc,gostaria de material se possível obrigada
    Janesantos.tst13@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Oi meu nome é Edna e estou num sexto período de pedagogia e vou falar sobre o lúdico num meu tcc e gostaria de obter o material, pois ta muito difícil encontrar livros sobre o lúdico.Se puder envie num meu email,ednnavitoria09@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. olá meu nome é agnaldo gostaria que me enviasse material para a construção do meu tcc o tema é a importancia do ludico na aprendizagem meu email é agnaldoacs50@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Ola, amei o blog de vocês se tiver como me enviar materiais sobre ludicidade na educação infantil para meu e-mail eu agradeço desde já. noemiacassia.av@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. ola,amei o blog gostaria de receber materais estou cursando o 6/ semestre do curso de pedagogia meu TCC e meu tema e LUDICIDADE e stou com muita dificuldade desde já agradeço

    ResponderExcluir
  62. Oi meu nome é Adriana gostaria de saber se tem como vocês mandarem para meu e-mail material sobre ,a importância do lúdico na educação especial ,pois esse é meu tema do artigo do TCC. Obrigada
    Meu e-mail:adrysouzaapae@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Oi meu nome é Adriana gostaria de saber se tem como vocês mandarem para meu e-mail material sobre ,a importância do lúdico na educação especial ,pois esse é meu tema do artigo do TCC. Obrigada
    Meu e-mail:adrysouzaapae@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Oi meu nome é Adriana gostaria de saber se tem como vocês mandarem para meu e-mail material sobre ,a importância do lúdico na educação especial ,pois esse é meu tema do artigo do TCC. Obrigada
    Meu e-mail:adrysouzaapae@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Oi meu nome é Adriana gostaria de saber se tem como vocês mandarem para meu e-mail material sobre ,a importância do lúdico na educação especial ,pois esse é meu tema do artigo do TCC. Obrigada
    Meu e-mail:adrysouzaapae@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Ola, amei o blog de vocês se tiver como me enviar materiais sobre ludicidade na educação infantil para meu e-mail eu agradeço desde já. cilima2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá.me me chamo MIRIA gostaria de receber material sobre o lúdico como alternativa no processo ensino aprendizagem, desde já agradeço.
    meu e-mail:miria.dantas.garra@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. OI sou Andreza, estou cursando Pedagogia,começar a fazer meu tcc e o tema é A importância da ludicidade na Ed. Infantil. você podia me ajudar me enviando materiais? eu ficarei bastante agradecida. andrezapramos123@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Oi bom dia, me chamo Marta e cheguei nesse blog através de pesquisa para meu tcc, estou no 8° semestre de pedagogia e esse material seria de muita importância para minha fundamentação teoria, não sei se receberei respostas mais deixarei aqui meu email. Desde ja muito obrigada.
    tatabrasil87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Meu nome é Nara,estou no oitavo semestre de pedagogia meub tcc é ensinando de forma lúdica, poderia por gentileza me mandar algum assunto ou material neste tema? Sem mais agradeço meu e-mail é rozanerizzi@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. meu nome é Karina eu faço pedagogia estou querendo fazer um artigo relacionado sobre o ludico só q não sei por onde começa teria como vc me da fumaça sugestão esse é meu gmail..kakaprime007@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Oi meu nome e Joelma to no 6 período da pedagogia. A estou precisand para fazer meu artigo para fazer a eu gostaria que vc me enviasse material. Da importância do lúdico na educaçao infantil.
    De ja agradeço...

    ResponderExcluir
  73. Olá,me chamo Jaiane e estou cursando o 6° Semestre do curso de Pedagogia e vou fazer me TCC, com minha amiga sobre a Ludicidade como facilitador no ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa,para uma turma do 5° ano,gostaria de saber se teria como me enviar essa material maravilhosa pra meu e-mail,/jaianelima14@hotmail.com, desde já meu muito obrigada!.

    ResponderExcluir
  74. olá, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog.sou aluna de pedagogia e nesse momento estou me preparando para o tcc,meu tema é o ludico no processo de aprendizagem,se você quiser mandar material pro meu email agradeço desde já.ritavasconcelos1506@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Oi meu nome é Erika gostaria de receber matériais sobre o lúdico estou começando meu TCC curso PEDAGOGIA.obrigada

    ResponderExcluir
  76. Olé meu nome é Josué e também solicito a gentileza em disponibilizar material sobre o lúdico ou ludicidade, para fins de construção de TCC para graduação em Pedagogia.
    Grato

    ResponderExcluir
  77. Meu nome é Maria José , gostaria de adquirir esse material sobre o lúdico, para construção do meu TCC!!

    ResponderExcluir
  78. Por favor me envie material para o meu tcc. É um artigo. O tema é: jogos e brincadeiras na educaçao infantil. Meu e-mail é: valdemir.rodriguez@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. meu nome Mônica gostaria de adquiri material sobre ludico, para construção tcc estou 7 periodo

    ResponderExcluir
  80. Olá meu nome é Elessandra estou em fase de conclusão do curso de pedagogia e estou fazendo meu TCC, ficaria muito grata se vc enviasse material a respeito da importância do lúdico na aprendizagem, li seu blog e gostei muito ...

    ResponderExcluir
  81. oi meu nome é Daide estou cursando pedagogia,estou no 5° semestre e gostaria de receber material sobre a ludicidade na educação infantil

    ResponderExcluir