quinta-feira, 7 de maio de 2009


O QUE O LÚDICO PODE OFERECER ÀS CRIANÇAS?


Construir um espaço na escola, onde o lúdico, o jogo e a brincadeira se tornem algo real, é um desfio e um compromisso muito grande, considerando que em nome da educação formal, inibe-se a criatividade, a liberdade, e até mesmo, a inteligência dos alunos, o que os deixa desmotivados para a aprendizagem. Sabe-se através de várias pesquisas e estudos realizados, que o lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos. O lúdico também é um importante instrumento pedagógico, que tem o poder de melhorar a auto estima e aumentar os conhecimentos da criança, quando utilizados com objetivos definidos. O ensino utilizando meios lúdicos, cria um ambiente gratificante e atraente, servindo como estímulo para o desenvolvimento entegral da criança. O ato brincar é tão antigo quanto o homem, na verdade o brincar faz parte da essência do ser humano. Hoje, pelo despreparo, os profissionais da área de educação, deixam este importante recurso de lado, desconhecendo a importância de brincar, ou seja, desconstrói, de certa forma, um grande processo de desenvolvimento.

Durante as brincadeiras, as crianças adquirem iniciativa e autoconfiança, quando lhes é permitido ter autonomia e liberdade. Proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. No que diz respeito à socialização, as crianças exercem a liderança ou passividade, ou seja, desenvolvem a personalidade e o controle da mesma. Também colabora com o exercício da competitividade, pois o vencer é motivo de orgulho e prazer, bem como age diretamente na cooperação do grupo e da participação coletiva. As atividades lúdicas, quando bem administradas, trazem diversos benefícios às crianças.


"A tarefa essencial do professor é despertar a alegriade trabalhar e de conhecer." ( Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo )


Por Helena, Marcela e Natália

35 comentários:

  1. meninas estou fazendo um projeto para TCC cujo tema será ludicidade no 1º e 2º ano do E.F. preciso de ajuda para encontrar autores que fale desse assunto para que eu possa usar como referência.
    Adorei o blog de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Olá estou fazendo o meu TCC no qual o tema é Ludicidade na Educação Ambiental nas Séries Iniciais,estou com muita dificuldade em encontrar livros que falam sobre ludicidade. Me ajudem...

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Elaine Cristina e estou fazendo meu TCC sobre transformar o conteúdo de geografia em jogos pedagógicos . O lúdico para facilitar o ensino aprendizagem de geografia , e gostaria de receber material para a fundamentação teorica alem de idéias de jogos que eu possa adaptar aos conteúdos da disciplina de geografia ensino fundamental.
    parabens pelo blog maravilhoso mesmo .
    meu email .elainesur@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meu nome e Simony e estou fazendo meu tcc na area do ludico, com tema: Literatura e ludicidade uma união facilitadora no ensino de uma lingua estrangeira. Bom queria se possivel q me enviasse ideias de atividades ludicas para a utilização nesse tema.
    Parabéns adorei o blog.
    Quem poder me ajudar o e-mail é:simony_oliveirafr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde,meu nome e Izabel Cristina sou aluno do 8 periodo de geografia licenciatura da ufal(universidade federal de alagoas),onde meu tema do tcc e educacao ludica no ensino da geografia nas series iniciais,gostaria de receber sugestoes para esse desenvolvimento.Vejo esse tema e essa dinamica para o ensino seja em qualquer area uma linha nova de pensamento para apreensao do conhecimento.voces estao de parabens.Desde ja agradeco a compreensao

    ResponderExcluir
  6. esquercir de colocar meu msm:izabelcristinaufal@hotmail.com sou aluno do curso de geografia ufal estou fazendo meu tcc na area ludica do ensino meu comentario ja esta esposto nesse blog,apenas esquercir de colocar o meu endereco eetronico

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou começando a escrita do meu TCC com o tema "O LÚDICO E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL", gostaria que me informasse alguns autores...
    Parabéns pelo blog.

    Grata.
    Luciana Reis
    email: lucianareis82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de obter conhecimento sobre a geografia e a ludicidade. Deus abençoe!
    robsontorres17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o site,estou fazendo minha monografia sobre o lúdico no aprendizado,gostaria de algumas idéias se puder ficarei muito grata.Meu email é:fabianafmj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Oi meu nome é Rose, estava fazendo pesquisas para o meu TCC e encontrei no blog de voces e nele contem o conteúdo que preciso, pois meu TCC é sobre A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS.
    Gostaria de saber se é possivel o envio desse material para meu email, para minha fundamentação.
    Att
    Rose
    email: rosebiovida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. OLÁ, MEU NOME É MARILENE URCINO, ESTOU FAZENDO O TCC, CUJO TEMA, É LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. SE POSSÍVEL, GOSTARIA QUE ME MANDASSEM VIA EMAIL, MATERIAL QUE FALA SOBRE ESSE ASSUNTO E SEUS RESPECTIVOS AUTORES.
    DESDE JÁ, AGRADEÇO.
    email: marileneurcino@bol.com,br

    ResponderExcluir
  12. oi meu nome é Josy,estou fazendo o tcc ,o tema é A EDUCAÇÃO LUDICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA,NAS SERIES INICIAIS,se possivel eu gostaria de alguns assuntos,autores,meu e-mail é jhosy-ns@hotmail.com.o blog é otimo esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!
    Olá meu nome é Valéria,estou fazendo meu tcc,cujo o tema é:A Importância do Lúdico na 1° série do ensino fundamental.Ainda não fui orientada pelo professor. Estou iniciando o tcc por minha conta. Gostaria que me mandassem ideias.Meu emai é valeria vandrade@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. oi,meu nome é Sirlane, adorei o blog,estou iniciando meu tcc. Gostaria que me mandassem ideias Meu tema é o lúdico como ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem da Geografia,meu email é sirlandya2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. estou iniciando meu tcc , pretendo utilizar um trecho do trabalho de vcs ,vou precisar do nome completo de vcs pra poder citar em minhas referencias !!


    obrigado!
    felipebozette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Estou começando meu tcc,cujo o tema é: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM.Gostaria de algumas idéias se possivel ficarei muito grata, meu email é biana_vicente@hotmail.com.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. oi meu nome e elba estou fazendo o meu tcc sobre o ludico nas series inicias gostaria de umas ideias se possivel mande alguma coisa meu email é elbasilva_10@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome e conceição estou começando fazer meu tcc sobre o ludicidade como estratégia no ensino, caso em escola.

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer o tcc, sobre ludicidade na educação infantil, gostaria de ajuda!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia meu nome é vanessa, gostaria de saber alguns teóricos que falem sobre "o lúdico na educaçao infantil"
    e-mail: nessamartyn@hotmail.com
    obrigado....

    ResponderExcluir
  21. Bom dia estou fazendo o TCC, o resgate do brincar no ensino fundamental 1º e 2 º ano, sera que vc pode me ajudar, ja que tem pouca coisa que fala sobre esse tema. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, meu nome é Cláudia, e estou fazendo meu TCC sobre ¨O lúdico na aprendizagem das séries iniciais¨, gostaria de sua ajuda.
    email: caucoutinho@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,meu nome é sirlene,estou fazendo o tcc ou seja estou com muita dúvida em desenvolver o tcc sobre o lúdico na educação infantil gostaria de ajuda.Tenho que entregar até o dia 26/05/2015.
    email sa.carvalho2012@bol.com.br ,grata.

    ResponderExcluir
  24. oi sou valeria e gostaria de mais informações sobre o tema , valeriaescossia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. oi sou valeria e gostaria de mais informações sobre o tema , valeriaescossia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá amei essas informações, estoubfazendo meu tcc sobre ludicidade como motivação na aprendizagem, podem me passar mais coisas para fundamentação??,
    abçs
    Renata
    renatadpdgrande@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde vou comecar a fazer meu tcc , cujo o tema sera algo sobre ludicidade na educacao infantil. Podem me ajuntar com teoricos e fundamentacoes?
    Meu email: jhell.almeiida@live com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde vou comecar a fazer meu tcc , cujo o tema sera algo sobre ludicidade na educacao infantil. Podem me ajuntar com teoricos e fundamentacoes?
    Meu email: jhell.almeiida@live com

    ResponderExcluir
  29. Ola, estou no processo de construção de TCC 2 sobre ludicidade nos anos iniciais. Gostaria se possível da sua colaboração com alguns teóricos.Desde já agradeço! E-mail: amanda_itala15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. olá...boa noite! estou fazendo meu TCC sobre o lúdico e gostaria que vocês me enviassem material ou os autores que falam sobre o assunto.
    agradeço
    email: monicasalesdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Ola gostaria de receber material para o meu TCC o meu tema é O Lúdico na Aprendizagem e estou no 8 semestre,assunto sobre o lúdico
    Email:cheila.kist76@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite gostaria receber alguns material para começar fazer o meu TCC sobre eficácia do lúdico no processo de ensino aprendizagem da criança. Mim ajude.Email,krisuniao@gmeil.com.

      Excluir
  32. Boa noite,vou comecar a fazer meu tcc , cujo o tema ludico na educacao infantil. Podem me ajudar com teoricos e fundamentacoes?e-mail: erikaballesteros1@gmail.com

    ResponderExcluir